A democracia opera milagres e outros conteúdos sobre últimas notícias :: 30/04/2019

Selecionamos esse resumo de conteúdos sobre últimas notícias especialmente para sua apreciação… Aproveite!

A democracia opera milagres

Portugal prova que ela faz bem à alma e ao bolso

Com atraso de cinco dias, comemoro o 45º aniversário da Revolução dos Cravos, o movimento que devolveu Portugal à democracia.
Comemoro porque Portugal talvez seja o melhor exemplo de como a democracia faz bem à saúde, à saúde do país e das pessoas.
Portugal ganhou não só as deliciosas liberdades públicas associadas à democracia como, depois de algum tempo, viu o fim de uma guerra colonial fora de época.

fonte: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/clovisrossi/2019/04/a-democracia-opera-milagres.shtml

‘É positivo que haja movimento de militares que reconheça Guaidó’, diz Araújo

Oposição venezuelana realiza operação para tentar assumir o poder na Venezuela

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, afirmou nesta terça-feira (30) que é “positivo que haja um movimento de militares na Venezuela que reconheça a constitucionalidade de Juan Guaidó”, o auto-proclamado presidente venezuelano.
“Precisamos ver a dimensão disso e o Brasil desde o começo apoia o processo de transição democrática”, disse Araújo.
Na manhã desta terça, Guaidó e o preso político Leopoldo López, que estava em prisão domiciliar, foram até a base aérea de La Carlota, em Caracas, para anunciar o apoio de militares dissidentes na luta contra o regime do ditador Nicolás Maduro.

fonte: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2019/04/e-positivo-que-haja-movimento-de-miliares-que-reconheca-guaido-diz-araujo.shtml

Mãe de William Bonner morre e jornalista lamenta: ‘Partiu cedo, mas dormindo, como pediu’

Fátima Bernardes publica foto da ex-sogra com os netos

fonte: https://f5.folha.uol.com.br/celebridades/2019/04/mae-de-william-bonner-morre-e-jornalista-lamenta-partiu-cedo-mas-dormindo-como-pediu.shtml

Duas em cada dez cidades apresentam alta infestação de Aedes e estão sob risco de surtos de dengue

Casos da doença já chegam a 451 mil neste ano; ministério diz que não há epidemia

Duas em cada dez cidades brasileiras estão com alta infestação de Aedes aegypti, situação que as coloca sob maior risco de registrarem surtos de doenças como dengue, zika e chikungunya. Outras quatro em cada dez estão em patamar de alerta para um possível amento destas doenças neste ano.
Os dados são da mais recente edição do LirAa (Levantamento Rápido de Aedes aegypti), monitoramento realizado pelo Ministério da Saúde junto a municípios e que verifica o índice de infestação do mosquito em imóveis. O balanço foi feito entre janeiro e março deste ano. Ao todo, 5.214 municípios participaram do levantamento. 

fonte: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2019/04/duas-em-cada-dez-cidades-apresentam-alta-infestacao-de-aedes-e-estao-sob-risco-de-surtos-de-dengue.shtml

Empresa faz financiamento coletivo para espalhar sensores pela cidade e criar robô que avisa sobre enchentes

A startup Pluvi.On lançou uma campanha de financiamento coletivo no site…

fonte: https://planodenegocios.blogfolha.uol.com.br/?p=1462

EUA e aliados têm de traçar mapa para militares manterem influência pós-Maduro, diz cientista político

Para Ian Bremmer, não há como se livrar da presença das Forças Armadas na economia na Venezuela

Os Estados Unidos e seus aliados devem traçar um mapa de como os militares venezuelanos poderão manter sua influência econômica mesmo se abandonarem Maduro. 
Para o cientista político Ian Bremmer, fundador e presidente da consultoria de risco Eurasia Group e colunista da Folha, mais do que anistia, a oposição venezuelana e os países que a apoiam devem pensar em maneiras de garantir aos militares formas de sobrevivência fora do regime do ditador. Segundo o analista americano, só assim poderia haver uma dissidência que tiraria Maduro do poder.
“Não há como se livrar da presença dos militares na economia na Venezuela, isso não vai funcionar. Eles são os responsáveis pela entrega de remédios, pelo setor de energia, pelas moedas estrangeiras, pelas compras militares”, disse em entrevista durante visita a São Paulo.

fonte: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2019/04/eua-e-aliados-tem-de-tracar-mapa-para-militares-manterem-influencia-pos-maduro-diz-cientista-politico.shtml

Bolsonaro convoca reunião de emergência sobre a situação na Venezuela

Oposição venezuelana realiza operação para tentar derrubar ditadura nesta terça (30)

O presidente Jair Bolsonaro convocou uma reunião de emergência nesta terça-feira (30) para discutir a situação da Venezuela.
De acordo com o vice-presidente, general Hamilton Mourão, o encontro foi marcado para 12h30 desta terça e contará com a participação dele, do presidente e dos ministros Augusto Heleno (GSI), Ernesto Araújo (Relações Exteriores) e Fernando Azevedo (Defesa).
Líderes da oposição do país vizinho, o autoproclamando presidente Juan Guaidó e Leopoldo López  foram no início da manhã desta terça até a base aérea de La Carlota, em Caracas, para anunciar o apoio de militares dissidentes na luta contra o regime do ditador Nicolás Maduro.

fonte: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2019/04/bolsonaro-convoca-reuniao-de-emergencia-sobre-a-situacao-na-venezuela.shtml

Cobertura se divide sobre chamar ação na Venezuela de golpe

Na América Latina, movimentação em Caracas é manchete; nos EUA, com menos atenção, fala-se em ‘algum apoio militar’

No primeiro enunciado do despacho da agência Reuters, “Guaido diz que soldados se juntam a ele para golpe”. Posteriormente, mudou para “diz que soldados se juntam a ele para derrubar Maduro”.
No britânico Guardian, “Líder da oposição afirma que o golpe está em andamento”. Já o argentino Clarín usa a expressão de Guaido, “Operación Libertad”, e cita que “o regime de Maduro fala de ‘golpe de estado'”.
Por toda a América Latina, a ação é manchete, com divergência neste momento sobre ser a “convocação de um levante militar”, no mexicano Reforma, ou já ser um “levante de militares”, no colombiano El Tiempo. À esquerda, o mexicano La Jornada traz como enunciado “Maduro sufoca tentativa de golpe de estado”.

fonte: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/nelsondesa/2019/04/cobertura-se-divide-sobre-chamar-acao-de-golpe.shtml

Famoso pelo rap, Capão Redondo faz 107 anos de história marcada por luta por moradia

Distrito ficou famoso na década de 1990 pelo rap do grupo Racionais MCs; bairro…

fonte: https://mural.blogfolha.uol.com.br/?p=16131

Morte de estudante no Lago Paranoá foi acidental, conclui polícia do DF

Família da vítima chegou a contestar afogamento; Natália Ribeiro morreu em 1º de abril

A Polícia Civil do Distrito Federal afirma que a estudante Natália Ribeiro dos Santos Costa, 19, encontrada no Lago Paranoá em 1º de abril, se afogou acidentalmente. “Não foi homicídio”, disse a jornalistas o delegado Gleyson Mascarenhas, encarregado do caso, após a conclusão do inquérito.
Wendel Yuri de Souza Caldas, 19, última pessoa a ver Natália com vida e que chegou a ser investigado por envolvimento na morte da estudante, foi indiciado por omissão de socorro. A pena é de um a seis meses de prisão ou multa. Porém, ela é triplicada caso a vítima morra.
“Ele cometeu um crime a partir do momento que viu a Natália se afogando e não pediu ajuda. Mas, como ele estava bêbado e não tinha condições físicas de prestar socorro, vai responder em liberdade”, disse o delegado.

fonte: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2019/04/morte-de-estudante-no-lago-paranoa-foi-acidental-conclui-policia-do-df.shtml