O cenário global nesta terça-feira, 27 de maio de 2025, reflete um mundo em tensão e transformação. Enquanto o Brasil atua nos bastidores para evitar sanções americanas ao ministro Alexandre de Moraes, o discurso antiamericano nos EUA provoca impactos econômicos bilionários e afasta turistas internacionais. No Congresso Nacional, a ministra Marina Silva é alvo de ataques políticos em meio a debates ambientais, revelando a crescente polarização que atravessa diferentes esferas do poder.
No campo internacional, novas ameaças da Coreia do Norte colocam o planeta em alerta ao contestar os planos de defesa espacial dos Estados Unidos, enquanto a Coreia do Sul tenta encontrar estabilidade após a destituição de seu presidente. Em meio a essas tensões, denúncias de exclusão escolar de crianças com deficiência no Brasil expõem desafios sociais persistentes, e uma rede de espiões russos operando a partir do território brasileiro lança suspeitas sobre a segurança internacional.
Mas nem só de conflitos vive o noticiário. Entre os destaques culturais, o Festival de Cannes de 2025 aponta filmes imperdíveis que devem marcar o ano no cinema, enquanto a ciência investiga os limites do corpo humano ao analisar os efeitos de 366 maratonas seguidas no coração de um atleta. Uma edição marcada por contrastes: da alta política à resistência física, das salas de aula às salas de cinema, os acontecimentos de hoje traçam um retrato complexo e fascinante do nosso tempo.

A estratégia do Brasil para evitar sanções dos EUA contra Alexandre de Moraes
A BBC News Brasil confirmou que o Itamaraty intensificou nos últimos dias contatos com os EUA numa estratégia para evitar que o governo americano aplique sanções a autoridades brasileiras — entre elas, o ministro do STF Alexandre de Moraes.
https://www.bbc.com/portuguese/articles/cwyj1xj8652o

Como ‘antiamericanismo’ afasta turistas e pode custar bilhões de dólares à economia dos EUA
Tarifas comerciais, casos de visitantes detidos e retórica interpretada como hostil em relação ao resto do mundo têm desmotivado viajantes internacionais.
https://www.bbc.com/portuguese/articles/c5yk7jg0p1ro

O que motivou ataques a Marina Silva no Senado: ‘Fui agredida fazendo meu trabalho’
Parlamentares, ministras e primeira-dama saíram em defesa da ministra do Meio Ambiente após ela deixar sessão de comissão do Senado em que foram debatidos projetos na Amazônia.
https://www.bbc.com/portuguese/articles/ceqg02g3z8po

Guerra nuclear espacial: a ameaça de Kim Jong-un contra ‘Domo de Ouro’ de Trump
Coreia do Norte diz que plano dos Estados Unidos de criar um escudo antimísseis futurista pode desencadear uma nova corrida armamentista
https://www.bbc.com/portuguese/articles/ce3vx2zzeggo

O que aconteceu com coração de homem que correu 366 maratonas consecutivas
Em 2023, Hugo Farias se tornou recordista mundial ao completar 366 maratonas consecutivas e participou de um estudo que monitorou as mudanças em seu coração ao longo de mais de 15 mil quilômetros percorridos
https://www.bbc.com/portuguese/articles/c4grqlvpzklo

As crianças com deficiência rejeitadas por escolas: ‘Devolveram a matrícula quando disse que meu filho é autista’
Embora a Lei Brasileira de Inclusão, que completa dez anos em julho, proíba a recusa, algumas escolas ainda dificultam ou até negam a matrícula de crianças com deficiência, ou transtornos como o autismo.
https://www.bbc.com/portuguese/articles/c5y6n6y5xlxo

De empresário a modelo: como funcionava a rede de espiões russos que operava a partir do Brasil
Rede de supostos espiões russos começou a vir à tona a partir de 2022 com prisão de homem que tentava estágio no Tribunal Penal Internacional, na Holanda
https://www.bbc.com/portuguese/articles/cx2q029y22go

‘O Agente Secreto’ e mais 11 filmes elogiados em Cannes que você precisa assistir
Entre as centenas de filmes exibidos no festival, aqui estão os longas que vão dar o que falar em 2025.
https://www.bbc.com/portuguese/articles/c5ykp7vxmr1o

5 perguntas sobre as eleições na Coreia do Sul e quais os desafios do novo presidente
País enfrenta turbulência depois que o ex-presidente Yoon Suk Yeol foi destituído do cargo por impor lei marcial ao país por seis horas em dezembro.