Em um mundo cada vez mais interconectado, as disputas geopolíticas, transformações sociais e descobertas históricas se entrelaçam para moldar os rumos da humanidade. A recente declaração de Celso Amorim sobre a postura dos Estados Unidos em relação ao Brasil reacende discussões sobre soberania, diplomacia e os desafios de manter uma posição autônoma em um cenário dominado pela rivalidade entre potências como EUA e China. Ao mesmo tempo, reportagens como a explosão de cirurgias plásticas na China e os impactos da guerra comercial revelam como os jogos de poder também afetam o cotidiano e a cultura das populações envolvidas.
Em outra esfera, questões religiosas e espirituais continuam a exercer forte influência sobre a sociedade contemporânea, muitas vezes rompendo as barreiras da fé tradicional. O papa Francisco, por exemplo, tornou-se uma figura admirada inclusive entre ateus, por seu discurso progressista e aberto ao diálogo. Sua morte mobilizou milhares de fiéis em Roma e causou comoção global, evidenciando o alcance de sua liderança e a potência simbólica que ainda emana do Vaticano mesmo em tempos de crescente secularização.
Enquanto isso, histórias profundamente humanas — como a da britânica que convive com uma condição genética raríssima ou os vestígios de batalhas mortais entre gladiadores e leões na Roma antiga — lembram que o passado e o presente continuam a dialogar de maneira vívida. A observação das mudanças na superfície da Terra ao longo de 50 anos também serve como alerta e convite à reflexão: entre guerras comerciais, avanços tecnológicos e dilemas existenciais, o que estamos fazendo com o nosso planeta — e conosco mesmos?

‘EUA têm que nos respeitar e não podem nos tratar como quintal’, diz Celso Amorim
Principal conselheiro de Lula para a área internacional, Amorim defende que Brasil diversifique seus parceiros para evitar fogo cruzado entre EUA e China.
https://www.bbc.com/portuguese/articles/cr4n3r9ddvlo

O papa favorito dos ateus? Como influência de Francisco foi além do catolicismo
Segundo pesquisador, ateus formam um grupo em geral progressista, que não é preso a ideias da tradição – e essa visão dialogou com a abertura da Igreja comandada pelo pontífice.
https://www.bbc.com/portuguese/articles/c5y4230n0vvo

Repórter da BBC enfrenta fila para despedida do papa
Milhares de pessoas estão em Roma para se despedir do papa Francisco, que morreu aos 88 anos de idade. O enviado da BBC News Brasil a Roma, Caio Quero, juntou-se à multidão de fiéis.
https://www.bbc.com/portuguese/articles/crm31z4ln0wo

Multidão faz fila para ver papa Francisco no 2º dia de funeral público
As portas da Basílica de São Pedro permaneceram abertas à noite para que a grande multidão tivesse a chance de prestar suas últimas homenagens ao pontífice morto.
https://www.bbc.com/portuguese/articles/cwyngqqq04qo

‘Não teria suportado se meus filhos tivessem herdado minha doença’
Georgina Burrough, de Axminster, em Devon (sudoeste da Inglaterra), tem ictiose em confete, uma condição encontrada em menos de 50 pessoas em todo o mundo.
https://www.bbc.com/portuguese/articles/c70z585dwylo

A explosão de cirurgias plásticas na China: ‘Fiz 100 operações e nunca vou parar’
Aplicativos de escaneamento facial, influenciadores de redes sociais e padrões de beleza tóxicos estão alimentando o boom da cirurgia estética na China.
https://www.bbc.com/portuguese/articles/cy70jk8ey5do

As imagens que mostram como a Terra mudou nos últimos 50 anos
A ‘Blue Marble’ foi a primeira fotografia da Terra como um todo — e a única já tirada por um ser humano. Cinquenta anos depois, novas imagens revelaram mudanças visíveis na superfície do planeta.
https://www.bbc.com/portuguese/articles/cx2v4pyzx25o

As 5 vantagens da China na guerra comercial com Trump e os EUA
De terras raras a bilhões em títulos do Tesouro dos EUA, eis o que a China tem em seu arsenal para combater as tarifas de Trump.
https://www.bbc.com/portuguese/articles/c8x8y08vl00o

As marcas de mordidas encontradas em esqueleto que revelam combates entre gladiadores e leões
Segundo os especialistas, esta é a primeira evidência física de combates entre humanos e animais no Império Romano.